Skip to content
Investimento mundial em TI

Investimento mundial em TI crescerá 5,1% em 2022

Prepare-se: o investimento mundial em TI vai crescer. Segundo pesquisa da consultoria Gartner, espera-se um aumento de 5,1% no investimento mundial em TI em relação a 2021. Porém, sabemos que a área de TI é imensa. Para onde exatamente será focado esse investimento? Fique com a gente que te contamos tudo neste artigo.

Investimento mundial em TI: uma tendência do SaaS

Ainda de acordo com a Gartner, a estimativa é de que a computação em nuvem será responsável por quase todo o crescimento de investimentos no segmento de software corporativo em 2022. Afinal, as organizações já se concentraram em adotar o modelo de software como serviço (SaaS) para serem mais ágeis e flexíveis.

Segundo John-David Lovelock, vice-presidente de pesquisa do Gartner, esse cenário poderá mostrar diretores de TI indo além de projetos críticos de curto prazo.

“Simultaneamente, as lacunas de habilidades da equipe, a inflação salarial e a guerra por talentos os levarão a confiarem mais em consultorias e serviços gerenciados para suas estratégias digitais”, aponta.

> Leia também: Edge Computing é a nova nuvem

Assim, para a consultora, o segmento de serviços de TI terá o segundo maior crescimento de investimentos em 2022. Estamos falando de um aumento de 7,9% em relação a 2021. Dessa forma, os investimentos devem chegar a US$ 1,3 trilhão. Além disso, os investimentos em consultoria de negócios e tecnologia devem aumentar em 2022.

A previsão de investimento mundial em TI é marcada pela urgência e o ritmo de mudanças. A princípio, estima-se que as organizações aumentarão a dependência de consultores externos até 2025. Logo, devemos esperar que a lacuna as ambições de negócios digitais das empresas e seus recursos e capacidades internas será ampliada.

Computação em nuvem: um destaque do investimento mundial em TI

Desde já, temos uma certeza. Se o SaaS continuará como tendência, a computação em nuvem será a estrela do investimento mundial em TI.

Do mesmo modo, Lovelock confirma que o investimento mundial em TI será mais visível com a nuvem. “Ela será a chave para alcançar ambições digitais e apoiar o trabalho híbrido”, comenta. “A maioria das grandes organizações deve usar consultores externos para desenvolver sua estratégia nos próximos anos”.

Contudo, 2020 foi o primeiro ano em que pudemos ver o mercado de software de aplicações corporativa em nuvem ser maior do que o sem nuvem. Isso é resultado, em parte, da pandemia do novo coronavírus. Desde já, a expectativa para 2025 é que o segmento tenha o dobro do tamanho do mercado fora da nuvem.

> Leia também: Você sabe onde estão seus dados na nuvem?

Um investimento seguro para ter mais segurança de dados

De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pelo Censuswideuma média de 4 em cada 5 empresas europeias perceberam economia usando a segurança em nuvem. Ela é usada principalmente para substituir appliances de segurança legados e reduzir os requisitos de largura de banda.

Ainda conforme o estudo, podemos destacar que essas reduções incluem:

  • VPNs (25%)
  • Redução da necessidade de largura de banda (23%)
  • Consolidação de fornecedor (21%)

Além disso, podemos destacar a substituição de firewalls caros (com Firewall-as-a-Service, ou FWaaS). Essa substituição gerou economia para 21% das equipes de TI participantes do estudo.

Ou seja, além de ser um investimento mundial em TI, a computação em nuvem se mostra vantajosa de várias maneiras. É econômica, e uma das principais formas de se proteger de cibercriminosos.

> Leia também: Segurança em nuvem reduz custos de 79% das empresas

Investimento mundial em TI: aposte em bons parceiros de datacenter e nuvem

Como vimos, os investimentos em consultoria de negócios e tecnologia devem aumentar em 2022. Assim, em primeiro lugar, você deve se atentar à qualidade do serviço das empresas de tecnologia.

A maringaense AMTI, por exemplo, existe desde 2005. Somos pioneiros e líderes nas ofertas de computação como serviço onde atuamos. Provemos tranquilidade para tomadas de decisões livres de preocupações sobre disponibilidade e segurança.

Acima de tudo, busque por um parceiro de tecnologia que te entregue certezas. Certeza de segurança, de estabilidade, de que cada decisão está alinhada com o que o negócio precisa. E principalmente: certeza de que o investimento valerá a pena.

Por fim, o mercado acompanhará o investimento mundial em TI, e sua empresa não ficará de fora.

Por isso, confie em quem te oferece

  • Estrutura altamente disponível sem ponto único de falha
  • Segurança perimetral física em cinco níveis
  • Múltiplos datacenters proprietários – seu dado sob controle
  • Arquitetura de rede com centenas de fibras entre backbones (14 TBps de capacidade instalada)
  • Dupla abordagem elétrica com geradores em linha
  • Geração própria de energia e 100% da energia utilizada em crédito de carbono
  • Múltiplos fornecedores de link por diferentes entradas físicas
  • Controle de arrefecimento e umidade de precisão em redundância
  • Sistema de prevenção de incêndio por filtragem de partículas

Assim, como resultado, você saberá que não ficará para trás no mercado. Se a tendência do investimento mundial em TI é a nuvem, procure quem entende do assunto com anos de know-how.

Fale com a gente sobre seu próximo projeto

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar