Edge computing é a nova nuvem

Já sabemos que a cada dia que passa o setor de tecnologia traz mais novidades e nós, amantes deste segmento amamos receber/ falar sobre. Portanto, neste artigo contaremos sobre a edge computing é a nova nuvem, termo em inglês para Computação de Borda. Será?

Acompanhe o artigo até o final e, se gostar, compartilhe com seus amigos!

Edge Computing é a nova nuvem: você sabe o que é?

Antes de chegarmos ao ponto chave do artigo, faremos uma breve explicação sobre essa “nova” tendência. Bom, edge computingé uma tecnologia conexa com a internet das coisas, bem como usa uma rede de micro data centers que processam e guardam os dados. Por isso, não precisam ser carregados diretamente na nuvem ou para um processamento de dados centralizado.

Você pode até achar a definição um pouco complexa, mas os benefícios que o edge computing traz são mais simples de entender. Por isso, separamos alguns deles!

  • Baixa latência
  • Mais segurança
  • Diminuir o uso de rede
  • Diminuição dos custos de com soluções IoT

Ainda existem outros benefícios com o uso de edge computing e detalharemos ainda mais ao longo do artigo.

Previsões da Forrester

Uma das previsões divulgada pela Forrester indica que a edge computing é a nova nuvem. Além disso, mostram que os novos fornecedores de ponta reduzirão cinco pontos do crescimento da nuvem pública ao longo do ano.

Ainda de acordo com o Forrester, durante este ano veremos o nascimento de outros modelos de negócios que ajudam a implantação de ponta, além de esforços de plataformas de nuvem para disputar e IA e 5G, ajudando a expansão de casos de uso de ponta.

Por isso, grandes fornecedores estão dobrando na borda com soluções parecidas com a nuvem introduzidas em qualquer lugar. Outro fato é que, as redes de entrega de conteúdo e fornecedores de localização de data centers estão concedendo serviços e computação de ponta em centenas e/ou milhares de pontos locais de presença.

Nos próximos anos

A previsão ainda indica que, nos próximos três anos, os compradores irão mudar suas estratégias de nuvem para a edge computing. Tudo isso para capturar essa inovação e se tornarem mais conectados.

De certa forma, as empresas estão olhando para a extremidade da rede para complementar o intervalo entre a nuvem centralizada e os usuários finais. Nesse sentido, estão fornecendo aplicativos de baixa latência e desempenho de conteúdo para todos os usuários, seja onde ele estiver trabalhando.

Em resumo, integrar uma estratégia de ponta distribuída em um esforço mais amplo de computação em nuvem é o ponto para inovação contínua neste ano. Ou seja, edge computing é a nova nuvem.

Tendências em Edge Computing

As aplicações práticas de edge computing estão surgindo e os benefícios delas são reais. Além daqueles que mencionamos acima, existem outras tendências deste segmento, vamos citar três delas:

5G privado

Você pode não saber, mas a edge computing com 5g traz excelentes oportunidades no mercado. O segmento faz com que a computação e o armazenamento de dados fiquem mais perto da sua geração. Permitindo, assim, um melhor controle de dados, insights, ações rápidas, diminuição de custos e operações contínuas.

Isso traduz que, o 5G privado vai levar isso para as empresas. A estimativa é que até 2025, 75% dos dados no corporativo sejam processados em edge computing.

Data centers com nova hospedagem de borda

Mesmo com sua própria definição, a edge computing precisa ficar o mais próximo possível da ação. Às vezes ela até pode ficar em um data center no local diferente, mas o mais próximo possível. Esta ação cancela muitos dos grandes centros de dados administrados por provedores de nuvem e/ou serviços de localização próximos dos centros populacionais.

Com a nova opção que junta data centers pequenos e mais locais em um modelo de mercado cooperativo, novos membros de data centers permitem que você pense globalmente, bem como aja localmente.

Vale ressaltar que eles não substituem obrigatoriamente a nuvem pública, redes de entrega e os serviços de localização, mas darão um up neles. Deixando claro, mais uma vez, que edge computing é a nova nuvem.

Redução dos cinco pontos do crescimento de nuvem pública

Uuma coisa é fato e mencionamos ao longo do artigo, edge computing é a nova nuvem. E, à medida que ela se torne uma plataforma mais benéfica para computação empresarial, ela, de certa forma, acabará desviando parte do dinheiro que seria para expansão da nuvem.

Edge Computing é a nova nuvem: opinião de Miller-Jones

O professor Miller Jones também destacou duas maneiras fundamentais que fará a edge computing ser a nova nuvem. Segundo ele, ao integrar a borda da rede em sua estratégia de nuvem, os desenvolvedores têm a capacidade de implantar de forma fácil os serviços na borda. Tudo isso sem ter que se preocupar com a sobrecarga operacional de gerenciamento de mais infraestrutura.

Para este ano, o professor da Universidade de Oxford, também espera ver um destaque maior na segurança de borda de rede corporativa, bem como a proteção de usuários, serviços, aplicativos e dados. Claro que tudo isso à medida que as empresas adotam ambientes de aplicativos distribuídos.

Afinal, sabemos que chegar a altos níveis de segurança em toda a extremidade da rede e na última milha de distribuição é um desafio e tanto para a empresa. Mas, que ela será possível por serviços de segurança na extremidade da rede.

Serviços de edge computing na AMTI

Nossa empresa, localizada em Maringá, no Paraná, está mais do que preparada para oferecer edge computing. Se você ainda não conhece, somos uma empresa especializada em MCSP (Managed Cloud Service Provider), Engenharia de Datacenters e construção de ambientes estáveis, escaláveis e flexíveis.

Iniciamos o nosso projeto de edge computing em 2017, como pioneiros na matéria no Brasil. Vale destacar que nossos ativos somam hoje, centenas de quilômetros de rede óptica sobre o qual algumas das operações mais críticas da nossa região contam com nossa estrutura para assegurar suas operações e garantir a disponibilidade e existência de seus negócios.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Poste aqui seu comentário e fique ligado para mais novidades no nosso blog.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *