Serviços de Datacenter, quais os benefícios?

Por que contratar serviços de datacenter?

Conheça os benefícios de contratar serviços de datacenter. Manter servidores dentro da empresa é caro e arriscado; ao mesmo tempo que contratar um ambiente de nuvem sem o devido cuidado pode representar uma prisão perpétua. Co-location é uma solução eficaz, segura e barata.

No passado todas as empresas possuiam servidores locais. No mínimo um era necessário e, logo após o primeiro, vinham mais e mais e o resultado sempre foi uma sala cheia de pó, fios emaranhados e máquinas ligadas consumindo muita energia. A contratação de serviços de datacenter otimiza custos e aumenta a segurança da operação.

Computação local ou co-location?

Manter um datacenter na empresa é difícil e custoso, ao mesmo tempo que rodar qualquer sistema da maneira mais simples (e menos segura) possível requer em, no mínimo:

Manutenção de baterias de no-break; Rodar anti-virus em toda a rede; Manter ambiente adequado (temperatura e umidade); Gestão de servidor de aplicação e banco de dados; Backup (em outro servidor ou nuvem); Atualizações de sistema operacional;

Um dos benefícios de contratar serviços de datacenter (ou co-location) é que as informações da empresa passam a residir em construções sólidas e robustas. Como foram criadas especialmente para esse propósito, possuem engenharia própria e camadas adicionais de segurança física de acesso, além de possuírem redundância de serviços básicos como:

Fornecimento de energia elétrica por mais de uma rota; Vários links de Internet; Roteadores e firewalls; No-breaks de grande porte; Proteção contra incêndio específica; Controle climático em redundância;

Ao mesmo tempo em que criam uma segurança maior para a operação são mais seguras para a empresa que não perde o controle da sua operação. A contratação de serviços de datacenter pode estar vinculada a links exclusivos que não deixam os dados expostos pela Internet.

Nuvem versus serviços de datacenter

Enviar todas as informações (e sua riqueza e sigilo) para a nuvem pode ser um problema. Enquanto a realidade de outros países é de disponibilidade total de Internet, no Brasil temos problemas de infraestrutura que precisam ser vencidos.

Contratar serviços de datacenter ou nuvem de empresas estrangeiras pode comprometer o sigilo de sua operação pois essas empresas respeitam a legislação de seus países de origem. Muito cuidado na hora de escolher um parceiro. Seus dados podem acabar sendo expostos como no vazamento de dados recente creditado ao Serasa (embora a empresa continue negando).

Datacenter e servidores no futuro

O Gartner prevê que, em 2025, 85% das estratégias de computação integrarão datacenters locais, serviços de datacenter, computação na nuvem e computação de borda. A escolha entre servidores locais e nuvem deve levar em conta a aplicação.

No futuro, as empresas terão datacenters locais para aplicações simples, como servidores de arquivo ao mesmo tempo em que contratarão nuvem para o que faz sentido, com exemplo do Zoom para teleconferências. Estrategicamente a computação mais crítica e prioritária tende a ficar segura em datacenters que provenham maior segurança e um modelo de computação de borda, que, em simples palavras, une os melhores benefícios da nuvem ao da computação local.

A AMTI acredita em um futuro onde as empresas não terão que se preocupar onde suas aplicações estarão rodando. Nossa missão é dar segurança às operações das empresas enquanto seus gestores preocupam-se com o que verdadeira faz sentido.

  • Co-location;

Cotação Express - Datacenter
Crie sua cotação para colocation de seus servidores e ativos. Fornecimento de energia em 220v ou 380v.

 

Av. Guedner, 377 – Zona 08, Maringá – PR, 87050-390 | 0800 400 1710 | [email protected]