Skip to content
tendências tecnológicas

Confira 9 tendências tecnológicas para 2022

As tendências tecnológicas para 2022 trazem grandes expectativas. Do Data Fabric aos Aplicativos móveis, espera-se que essas novidades tecnológicas transformem a jornada das empresas e a forma que os clientes vivem.

A princípio, a Inteligência Artificial e aInternet das Coisas são inovações que já vem pavimentando avanços tecnológicos para os próximos anos. Com isso, a competitividade também deve aumentar. É preciso se manter atualizado para não ficar para trás.

Então, listamos para você as 9 principais tendências tecnológicas para 2022. Boa leitura!

Tendências tecnológicas: por que elas são importantes?

Antes de mais nada, é preciso entender que não se tratam de modinhas. Quando falamos de tendências tecnológicas, estamos dizendo que os próximos anos serão regidos por quem as domina. Ou seja, acompanha-las é indispensável para o sucesso de todo empreendimento.

Dessa forma, quem opta por não se adequar às inovações acaba ficando defasado. A consequência é perder espaço no mercado, prejudicar sua imagem e reputação.

O processo de implementar inovações não é simples, mas é por isso que quanto antes você se preparar, melhor. De antemão, ter um bom conhecimento de Inteligência Artificial ajudará muito, pois os avanços estão altamente relacionados com a IA.

Inteligência Artificial como aliada

De acordo com uma publicação da Forbes, especialistas afirmam que a IA será usada para enfrentar mudanças climáticas, explorar o espaço, desenvolver tratamento para doenças graves, e muito mais.

Mesmo que no Brasil algumas inovações demorem mais para chegar, é importante se antecipar. Para isso, o ideal é ficar de olho nas novidades tecnológicas que estão acontecendo no mundo. Então, você será capaz de implementar aquelas que se adaptam à realidade do seu negócio.

As 9 principais tendências tecnológicas para 2022

Agora, confira os avanços tecnológicos que nos aguardam para 2022. Spoiler: a nuvem está em alta!

1 – Plataforma Cloud-Native

Primeiramente, devemos entender a origem do termo. As plataformas nativas de Cloud surgiram para atender técnicas exigidas por desenvolvedores de software. O principal uso é para implementar e manter aplicativos modernos em uma estrutura de nuvem.

Hoje, essa ideia já está sendo disponibilizada para as empresas que esperam controlar seu próprio sistema de armazenamento com autonomia, segurança e acesso de qualquer lugar.

> Leia também: Segurança em nuvem reduz custos de 79% das empresas

2 – Data Fabric

O conceito de Data Fabric se mostra como uma das principais tendências tecnológicas para 2022. Trata-se de um conceito de arquitetura, ou um conjunto de serviços de dados capaz de fornecer recursos consistentes em um ambiente multicloud.

Desse modo, o Data Fabric proporciona uma arquitetura robusta. É possível criar padrões nas práticas de gerenciamento de dados armazenados na nuvem, mesmo em dispositivos on-premise ou de boda.

> Leia também: Você sabe onde estão seus dados na nuvem?

3 – Computação aliada à privacidade

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a segurança se mantém um tema em destaque. Afinal, os negócios que não se adequarem já estão sujeitos a multa.

Assim, tecnologias voltadas para a gestão de dados ganham destaque para 2022. Com certeza o ano será de grandes avanços no campo de segurança e privacidade.

4 – Malha de segurança cibernética

A malha de segurança é uma arquitetura flexível e objetiva. Ela garante a proteção contra ataques em transações e combina suas funcionalidades com as de sistemas de segurança variados. Dessa forma, ela pressupõe a adoção de recursos para controlar pontos críticos que podem ser alvos de ataques cibernéticos.

Com a alta dos ataques de ransomware, essa inovação vem para criar ambientes mais seguros e proteger os consumidores.

> Leia também: Sequestro de dados cresce 92% no Brasil e preocupa empresas

5 – Hiperautomação

A hiperautomação existe para ajudar o mercado a deixar de lado as tarefas manuais. É uma automatização para trazer mais agilidade e dinamismo.

Nesse sentido, essa tendência vem para interromper fluxos de trabalho manuais e proporcionar ganho de tempo. Além disso, diminui falhas de digitação e permite escalabilidade.

6 – Engenharia de Inteligência Artificial

Segundo um levantamento publicado pela International Data Corporation (IDC) , ¼ das empresas terá ao menos um projeto de software utilizando essa tecnologia ou outra como Machine Learning e Deep Learning até o ano de 2023.

Nesse sentido, essa engenharia combinada com uma governança de Inteligência Artificial operacionalizará a entrega, garantindo a continuidade de agregação de valor no negócio.

7 – Inteligência de decisão

Outra tendência tecnológica para 2022 é a respeito das escolhas no ambiente empresarial. A inteligência de decisão é uma abordagem prática capaz de interligar a tecnologia à geração de informações.

Desse modo, adotar essa tendência é uma forma de construir modelos analíticos projetados para auxiliar sua tomada de decisão.

8 – Aplicativos combináveis

Os aplicativos combináveis são sistemas desenvolvidos a partir de componentes modulares. Assim, podem ser facilmente integrados a outros softwares e utilizados na gestão integrada de empresas.

Ainda mais é possível com o uso desses aplicativos. Eles adotam a facilidade de uso e a reutilização de códigos, acelerando a implementação de novos recursos em até 80%. Ou seja, é uma excelente forma de gerar valor corporativo diante de alta concorrência.

9 – Sistemas autônomos

Por fim, os sistemas autônomos ou autogerenciados virão como uma das maiores tendências tecnológicas para 2022. Sistemas autônomos são softwares que podem se automodificar com seus próprios algoritmos. Juntamente com seu ambiente dinâmico e autônomo, o programa não precisa de intervenção externa para atualizações e otimizações.

Como resultado, esses recursos se tornarão comuns em espaços inteligentes ao longo prazo. É uma das inovações indispensáveis para quem busca se adaptar às novas realidades.

IA, Segurança da Informação e Armazenamento em Nuvem

Definitivamente, fica claro o quanto é fundamental conhecer as tendências tecnológicas para 2022. Será um ano intenso em questão de Inteligência Artificial, Segurança da Informação, Armazenamento em Nuvem e diversas formas de automação.

Na AMTI, nossos clientes já não se preocupam com operações em nuvem e cibersegurança. Nossas ferramentas, processos, automações e supervisões apoiam empresas a estarem atualizadas sobre cada avanço tecnológico.

Conheça nossos produtos e leve inovação para a sua empresa

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar