Profissional de TI

As skills indispensáveis para um bom profissional de TI devem ser conhecidas por dois públicos principais. O primeiro, e mais óbvio, é aquele que está considerando ingressar na área. O segundo é o Gerente de TI, afinal, para saber construir bons times, é preciso saber reconhecer essas skills de longe.

Portanto, preparamos este artigo para ajudar ambos a conhecerem as características que destacam um bom profissional de TI. Se você sonha em ser eficiente e requisitado pelo mercado, ou se é um gerente e deseja recrutar profissionais de excelência, tome nota das skills a seguir!

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O que se espera de um profissional de TI?

Antes de mais nada, é importante entender o que faz um profissional de TI. Este profissional é responsável por gerenciar todas as informações de uma empresa. Seu foco é computação, redes, infraestrutura tecnológica e de dados. Além disso, deve dar suporte às ferramentas que ajudam os demais setores.

Nesse sentido, o profissional de TI tem o objetivo de proteger as informações, maximizar a produtividade do negócio e desenvolver soluções que otimizem os processos. Também é importante assegurar que a infraestrutura tecnológica funcione, implementando e gerenciando otimizações.

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Compreendendo as skills do profissional de TI

Quando falamos de skills, ou habilidades, é interessante conhecer a diferença entre hard skill e soft skill.

As chamadas hard skills são as habilidades principais e práticas. Remetem ao que é executado na profissão. Elas tratam dos conhecimentos técnicos e específicos.

Já as soft skills são habilidades que auxiliam no dia a dia e no trabalho em equipe. Alguns exemplos de soft skills são comunicação, criatividade e adaptabilidade à cultura da empresa.

Neste post, falaremos tanto de hard skills quanto soft skills essenciais para um bom profissional de TI. Finalmente, vamos a elas!

As hard skills do profissional de TI completo

Certas habilidades técnicas são básicas. Primeiramente, um bom profissional de TI deve compreender a arquitetura e o gerenciamento de sistemas operacionais. Ademais, a proficiência em linguagens de programação e scripts, e a capacidade de projetar e avaliar sistemas também são hard skills conhecidas e exigidas sempre.

Porém, além de compreender os componentes, linguagens e arquiteturas, algumas hard skills vêm sendo cada vez mais esperadas. São elas:

Manejo de dados na nuvem 

A nuvem é uma realidade na maioria dos negócios, e aqueles que ainda não usam, deveriam. Por isso, o profissional deve ter competência na arquitetura em nuvem.

User Experience Design 

Pensar na experiência do usuário é indispensável. O profissional deve compreender a interação entre usuário e tecnologias, e ser capaz de desenvolver formas de facilitá-la.

Raciocínio analítico 

Embora possa ser confundida com uma soft skill, a habilidade de tomar decisões é básica no mercado de TI. Afinal, as informações e dados sensíveis da empresa estão nas mãos do profissional de TI, e a tomada de decisão assertiva é esperada.

Habilidade para gestão de pessoas

Não se espera que o profissional de TI tenha também um pé no RH, mas caso deseje ser um líder, essa skill se torna essencial. É importante que os gerentes se atentem aos profissionais que saibam manejar pessoas, pois auxiliarão no empoderamento de todo o time.

Inteligência artificial

A inovação e a paixão por tecnologia devem fazer parte do profissional de TI. Desse modo, o conhecimento sobre Inteligência Artificial já não pode ficar de fora das hard skills.

As soft skills do profissional de TI que se destaca

Por fim, vamos falar das soft skills mais visadas no profissional de TI. Apesar das soft skills serem consideradas secundárias, elas são responsáveis por destacar ainda mais o profissional no mercado de TI.

Compartilhar conhecimento técnico

Seja o profissional júnior, pleno ou sênior, compartilhar conhecimento é sempre uma skill que merece valorização. Assim, isso mostra que o profissional se preocupa com a evolução do time, e ao ensinar o que sabe, também torna seu nome mais relevante.

Boa gestão de tempo

Essa competência fala sobre saber administrar o tempo das próprias tarefas e de um projeto como um todo. Por isso, essa soft skill destaca profissionais desde os primeiros dias na empresa, pois aumenta também a confiança que os gerentes podem depositar no colaborador.

Criatividade

Tecnologia sem criatividade acaba parando no tempo. Nesse sentido, o bom profissional de TI pode e deve contar com a criatividade para conceber novas soluções, além de melhorar as que já existem.

Persuasão

Sem persuasão, o profissional não será capaz de comunicar adequadamente a empresa sobre algo que deve ser mudado. Assim, não adianta conhecer um bom produto, plataforma ou conceito, se não conseguirá persuadir a equipe para colocar em prática.

Colaboração

Em tempos de home office e modelo híbrido, a colaboração é uma skill que faz toda a diferença. O profissional não precisa ser o mais extrovertido e comunicativo, mas saber identificar quando os colegas precisam de ajuda e se manter em contato com a equipe com certeza será bem-visto. Ccom projetos ficando cada vez mais complexos e globalizados na era da Inteligência Artificial, a colaboração eficiente só cresce em importância.

Gostou de conhecer as skills? Esperamos que este artigo ajude novos profissionais de TI a ingressarem na carreira com sucesso.

E claro, se você é um Gerente de TI, aproveite a lista para compartilhar com o RH da empresa e recrutar colaboradores cada vez melhores. Aproveite e deixe nos comentários quais skills chamam mais a sua atenção!

Por fim, continue acompanhando o blog para se manter atualizado sobre o mercado de TI.

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