Skip to content
qualidade de vida e vocação tecnológica

Maringá é referência em qualidade de vida e vocação tecnológica

Neste 10 de maio Maringá completa 74 anos. Fundada em 1947, é uma das poucas cidades planejadas do país e já nasceu com espírito empreendedor. Sua fundação marca o início de venda dos lotes de um gigantesco empreendimento imobiliário da empresa britânica Companhia de Terras Norte do Paraná. De lá para cá, a cidade cresceu e se consolidou e hoje a Cidade Canção é considerada referência em qualidade de vida e vocação tecnológica.

Maringá é sinônimo de cooperativismo

Os lotes vendidos em Maringá eram pequenos, por isso, estima-se que esse tenha sido o ponto de partida para o espírito cooperativista da cidade. E o cooperativismo é representado hoje por empresas como a Cocamar, que tem sede na cidade e é uma das maiores cooperativas agropecuárias do país. Outro exemplo é o Sicoob Metropolitano, que vem se consolidando como uma das maiores cooperativas do país.

Esse é apenas um dos motivos pelos quais o maringaense é apaixonado pelo lugar onde vive. Até mesmo o termo “maringaísmo” vem sendo usado para ilustrar o orgulho de quem mora na cidade, aquela sensação que contagia, sabe?

Referência em qualidade de vida

No começo deste ano, Maringá foi eleita pela 3ª vez como a melhor cidade para morar no país. Isso de acordo com o Índice de Desafios da Gestão Municipal, da consultoria Macroplan. Esse índice considera 15 indicadores, que incluem educação, saúde, segurança, saneamento básico, empregos e qualidade de vida.

Em todo o Estado do Paraná, a cidade que apresentou o melhor resultado foi Maringá, conhecida pela sua limpeza e extensa arborização. Essa condição é um reflexo do projeto urbanístico implementado na cidade, com o intuito de fazer dela uma cidade jardim.

Além disso, com uma reserva de Mata Atlântica dentro da área urbana, Maringá detém o índice de 26 metros quadrados de área verde por habitante. E esse é um dos maiores do país.

Vocação tecnológica

Maringá também vem se consolidando como um dos principais polos tecnológicos do país. Para se ter uma ideia, a cidade começou 2021 com cerca de 900 novos postos de trabalho.

Apenas o setor de TI de Maringá, que vem crescendo exponencialmente com receita estimada em R$ 1,5 bilhão neste ano, emprega mais de 5 mil trabalhadores. Esses profissionais atuam em cerca de 400 empresas ligadas à tecnologia e com médias salariais superiores a outros segmentos.

E não há nenhuma mágica por trás do desenvolvimento do setor. Trata-se apenas uma parceria entre empreendedores e poder público, ambos dispostos a transformar a região. Outros pontos decisivos para esse progresso foram a parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico da cidade, com o Sebrae e a criação de duas aceleradoras. Em 2018, a cidade constituiu também um Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI).

Parque de TI de Maringá

Desde 2018, o foco se concentrou também no planejamento de um Parque Tecnológico na cidade. Com a doação de um terreno de 120 mil m² pela prefeitura, o espaço será destinado à concentração e integração de empresas do setor. O objetivo desse empreendimento é criar uma espécie de “Vale do Silício regional”.

Estima-se que o Parque Tecnológico de Maringá receba mais de R$ 50 milhões em investimentos privados. Isso com oito empresas que se preparam para a construção de suas novas sedes e presumem a abertura de mais de 1.200 postos de trabalho.

Qualidade de vida e vocação tecnológica é na AMTI

Quando falamos de Maringá, que chega ao seu 74º aniversário, precisamos ressaltar a força de temas como qualidade de vida e vocação tecnológica da cidade. E essa é a essência da AMTI, uma empresa especializada em MCSP (Managed Cloud Service Provider). A AMTI Também oferece serviços voltados à Engenharia de Datacenters e construção de ambientes estáveis, escaláveis e flexíveis.

Seu portfólio de clientes é composto por grandes marcas como Aldo Componentes Eletrônicos, Unimed, Fortgreen, Ferrari Zagatto, e G10 Transportes, entre outras. Ainda compõe a lista de clientes multinacionais atuantes nos setores agro e industrial. Possui infraestrutura própria sem vínculos com multinacionais e mantém os dados 100% em território nacional.

Sede ao ar livre e inovação para Edge Computing

Representado a máxima que Maringá é sinônimo qualidade de vida e vocação tecnológica, aAMTI é bem diferente do estereótipo clássico das demais empresas de TI. A sede própria da empresa fica localizada na região central de Maringá. Assim, ocupa uma área de 14 mil m2, cercada pelo verde e pela natureza, onde a velocidade dos dados se mescla com o canto de pássaros.

A segurança é reforçada com muros de quatro metros de altura e com concertina. Dessa maneira, a megaestrutura da AMTI abriga algumas edificações onde estão instalados dois Data Centers físicos que compõe um data center lógico definido por software.

Diferencial com duas opções

Considerando o tamanho da propriedade, seu grande diferencial é poder contar com dois endereços diferentes em ruas distantes. Por este motivo, a AMTI tem duas opções de abastecimento de energia e de serviços de fibra ótica. Essa condição garante a redundância dos sistemas e aumenta a confiabilidade, a segurança e a disponibilidade.

Por isso, a partir da estrutura da chácara partem as fibras óticas que atendem um perímetro de mais de 200 km com latência de rede local. Isso se traduz em um grande diferencial para a Computação de Borda, pois rompe o paradigma de dados via Internet.

Exemplo prático

Um dos exemplos dessa velocidade e disponibilidade é o de um cliente da AMTI. Ele está localizado em Londrina, a 100 km de distância, onde a transferência de dados apresenta latência de menos de 2 milisegundos. Isso significa uma performance melhor que a da troca de dados de um celular com o computador, mesmo quando conectados à mesma rede.

Assim, os serviços de Computação de Borda representam 50% do faturamento da empresa. Atualmente, 10 clientes da AMTI já utilizam essa tecnologia e são os maiores do portfólio da empresa. E outras 50 companhias utilizam os serviços da AMTI relacionados à nuvem.

Diferenciais AMTI

Um dos grandes diferenciais da AMTI é ser uma empresa brasileira com mais de 15 anos de mercado. Além disso, possui dois Data Centers próprios e localizados em Maringá, o que garante agilidade e a certeza de que os dados estarão 100% seguros, o que assegura a continuidade dos negócios de forma ininterrupta.

Futuro próximo mais tecnológico, sustentável e organizado

Maringá nasceu e evoluiu com bases firmadas sob ideais de qualidade de vida e vocação tecnológica. Quando paramos para contemplar seu desenvolvimento, notamos esses atributos com muita clareza. Isso nos enche de esperança de ver mais cidades adotando modelos similares, rumo a um futuro próximo mais tecnológico, sustentável e organizado.

Por isso, fique sempre ligado em nosso blog, onde periodicamente publicamos novos artigos sobre as mais avançadas tecnologias que podem ajudar a sua empresa crescer mais!

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar