Multicloud seguro

Estratégias Multicloud vem ganhando força de acordo com o crescimento de empresas adeptas aos serviços em nuvem. A infraestrutura em nuvem com múltiplos provedores é uma forma de assegurar que os dados não serão perdidos ou acessados tão facilmente, e de reduz custos. Cerca de 81% dos entrevistados em uma pesquisa recente da Gartner afirmam trabalhar com estratégias Multicloud seguro.

Dentre os riscos que poderiam ser evitados com uma estratégia segura de Multicloud, está a falha que aconteceu com o Google Cloud neste dia 16 de novembro. Grandes produtos de software hospedados no Google Cloud ficaram fora do ar na terça-feira, e as razões do incidente ainda não estão claras.

Entenda aqui o incidente do Google Cloud, e como uma boa estratégia segura de Multicloud poderia ter evitado a falha do serviço. Você também verá as vantagens de adotar o Multicloud em seu negócio, e se essa é mesmo a melhor estratégia para os seus objetivos.

A falha do Google Cloud

Na tarde do dia 16 de novembro, plataformas como Spotify, Discord, Snapchat, Etsy, TikTok, Pokémon Go e Paramount + saíram do ar ou passaram por problemas semelhantes. A origem dessa falha foi o incidente com o Google Cloud, serviço de nuvem do Google.

O problema começou às 14h (horário de Brasília), e chamou a atenção dos usuários, que se manifestaram em busca de entender o ocorrido. Apesar de alguns testes passarem a impressão de que já estava normalizado, vários usuários continuaram a relatar problemas de acesso.

O Spotify se pronunciou no Twitter para informar que estava em busca de correção para os problemas. O Google Cloud, também no Twitter, comunicou a falha no sistema e convidou os usuários a conferirem mais detalhes em um dashboard.

Apenas às 17h o problema foi resolvido. O Google anunciou que ainda está investigando a origem do incidente, e publicará um relatório completo assim que encerrar a investigação.

Mas afinal, o que poderia prevenir uma falha dessa magnitude? A seguir, vamos entender melhor como funciona o Multicloud e a importância de manter uma estratégia segura.

> Leia também: iFood é hackeado e 6% dos restaurantes tiveram nomes alterados

O que é Multicloud seguro?

Primeiramente, precisamos entender o que é Multicloud e como funciona. Uma estratégia Multicloud envolve uma organização feita em pelo menos 2 serviços em nuvem, utilizando uma mesma arquitetura.

Existem dois tipos de serviços que podem constituir uma estratégia Multicloud. São eles:

  • Nuvem pública – modelo no qual a infraestrutura é compartilhada por várias organizações. Costuma utilizar internet pública. Alguns exemplos são Amazon Web Services e Microsoft Azure.
  • Nuvem privada – semelhante à nuvem pública, porém o acesso é exclusivo para uma organização específica. Costuma ser hospedado de forma privada.

Além disso, o Multicloud inclui todas as soluções de Software as a Service (SaaS). Alguns exemplos de SaaS são: G Suite, Workday, Salesforce, Adobe Creative Cloud e Office 365.

Porém, vale lembrar que Multicloud é diferente de nuvem híbrida. A estratégia de nuvem híbrida envolve vários modelos de implantação de nuvem, que variam de pública, privada ou ambas.

Como o Multicloud seguro pode melhorar seu negócio

Um ambiente Multicloud é essencial para prevenir o risco de perda de dados, e também reduz o tempo de inatividade caso algum incidente aconteça com fornecedores, como foi o caso do Google Cloud.

As plataformas listadas, como o Spotify, poderiam ter se recuperado muito mais rápido do incidente se trabalhassem com estratégias Multicloud. Em pesquisa recente da ITIC, ficou claro o quanto o tempo de inatividade pode custar caro para uma empresa. De acordo com a pesquisa, 98% das organizações dizem que uma única hora de inatividade pode custar em média mais de U$ 100.000.

Com a estratégia Multicloud, a empresa não fica dependente de um único fornecedor. Ela pode trabalhar com várias nuvens e selecionar aquelas que atendem melhor, reforçando assim a competitividade. Dessa forma, os fornecedores precisam evoluir continuamente.

Além da flexibilidade dos recursos, o Multicloud também facilita o gerenciamento de segurança. É possível manter as informações confidenciais em um local, e hospedar as informações voltadas ao público em outra nuvem.

Multicloud seguro é eficaz para o seu negócio?

Estratégias Multicloud pedem um monitoramento rígido, principalmente após os novos regulamentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que pode impor requisitos de auditoria de dados.

Por isso, é importante garantir uma governança de TI adequada para aproveitar as vantagens do Multicloud. Existem outros pontos importantes para levar em consideração na hora de decidir adotar estratégias Multicloud.

Assim, o Multicloud é muito eficaz quando:

  • Seus usuários estão geograficamente distribuídos mundialmente;
  • O país possui requisitos regulatórios para armazenamento local de dados;
  • O aplicativo baseado em nuvem precisa aumentar resiliência e capacidade.

Também é importante levar em consideração os seus objetivos ao longo prazo, sua infraestrutura existente, seus provedores em nuvem atuais, seu portfólio de aplicativos e os requisitos de segurança e conformidade que podem ser afetados pela mudança para serviços de múltiplas nuvens.

Os usuários já esperam pelo Multicloud

Pensando na experiência dos usuários e nos desejos dos consumidores, o Multicloud é muito bem-vindo. Com o amplo uso de serviços gratuitos de armazenamento, como o Google Drive e Dropbox, o consumidor busca cada vez mais essa conectividade rápida, conveniente e gratuita.

Uma das principais razões para essa paixão pelas múltiplas nuvens são os serviços como streamings de vídeo, e claro, as redes sociais.

Com esse cenário de alta demanda dos consumidores e competitividade da indústria, o Multicloud se torna uma opção essencial. Com a estratégia certa de implantação, é possível aderir ao Multicloud de forma viável e segura.

Tenha Multicloud seguro com a AMTI

Um dos serviços oferecidos pela AMTI é a cloud computing (computação em nuvem). É um modelo de contratação de recursos computacionais que assegura o armazenamento sem grandes investimentos de aquisição.

Assim, a AMTI possui sua nuvem própria, que vem sendo aprimorada desde 2015 utilizando soluções de Software Defined Datacenter. Dessa forma, garante estabilidade para negócios, por mais críticos que sejam.

Por fim, confie em um modelo que te oferece previsibilidade de custo, disponibilidade e atendimento diferenciado. Conheça mais sobre os serviços Cloud da AMTI aqui.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *