Skip to content
tecnologia e sustentabilidade

Tecnologia e sustentabilidade: AMTI no Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste sábado, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 por ocasião da Conferência de Estocolmo, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de uma importante data para conscientizar a população sobre as consequências de não preservar os nossos biomas. Em alusão à data, a AMTI listou algumas dicas simples e importantes sobre como a tecnologia e sustentabilidade a fim de contribuir nessa luta.  

É cada vez mais urgente a participação de empresas e indivíduos em ações como plantio de árvores, reciclagem, mutirão de limpeza nas praias, praças e vias públicas. Dessa forma, promovendo tecnologia e sustentabilidade nas empresas. Nesse sentido, a AMTI empresa especializada em MCSP (Managed Cloud Service Provider), Engenharia de Datacenters e construção de ambientes estáveis, escaláveis e flexíveis sediada em Maringá, pode ser considerada de fato um ótimo exemplo.

Tecnologia e sustentabilidade na AMTI

A sede da empresa de 14 mil m² localizada na região central de Maringá, no Paraná, é cercada pela natureza e conta com geração própria de energia por meio de geradores de energia solar, que além de limpa e sustentável, ainda gera uma grande economia na conta de luz. Além disso, 100% da energia gerada é utilizada em créditos de carbono.

Como sabemos, a energia solar fotovoltaica, cuja emissão de gases poluentes durante seu processo de produção de energia é mínima, é uma fonte que reduz a pegada de carbono enquanto traz inúmeros benefícios para as empresas e para o meio ambiente, visto que tem o sol como fonte inesgotável, limpa e renovável. 

Baixa pegada de carbono

Essas vantagens proporcionam às empresas a manutenção de suas políticas de sustentabilidade, como redução do impacto ambiental e uma baixíssima pegada de carbono, sem falar na economia, que resulta de fato em uma fatura de energia até 90% mais barata.

Outro fator importante é que a AMTI,  empresa especializada em MCSP (Managed Cloud Service Provider), também oferece serviços voltados à Engenharia de Datacenters e construção de ambientes estáveis, escaláveis e flexíveis. Ou seja, tecnologia e sustentabilidade promovendo confiança e segurança.

Sustentabilidade Empresarial

Um dado do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) de 2018 mostra que 98% das empresas procuram incorporar aspectos de sustentabilidade em suas metas e desempenho dos seus funcionários. Isso é muito importante, pois a prática da sustentabilidade empresarial ajuda também a ganhar vantagem competitiva e ter uma imagem positiva perante o consumidor.

Portanto, confira algumas dicas simples para que os indivíduos também possam ajudar na preservação do meio ambiente:

Reduza o consumo de água

Além daquela dica simples – e que muitos ainda não obedecem – de sempre desligar a torneira enquanto não estiver usando, você também pode ajudar na preservação dos nossos rios e lagos por meio da reutilização da água da máquina de lavar, bem como na diminuição do tempo do banho, além de armazenar a água da chuva (tome cuidado para não promover um local para reprodução do mosquito da Dengue).

Pesque na época adequada

Nossos mares e rios são como a terra e nesse aspecto ambos possuem sazonalidade. Por isso é importante ficar sempre atento quanto às datas em que as pescas comercial ou recreativa são permitidas. Afinal, existem locais com regras que especificam a quantidade de pescado permitido, respeitando a vida marinha.

Preserve as árvores

Aqui a dica é não realizar podas ilegais. Existem locais certos para arborização, bem como o desmate de uma área nunca é bem-vindo. Lembre-se que as florestas são lares de uma infinita diversidade de plantas, insetos, mamíferos e afins.

Tenha consciência com os cursos de água

Não jogue lixos em locais próximos a ambientes aquáticos como lagos, rios, mares e represas. Preserve também a mata que protege contra erosão e assoreamento, principalmente os manguezais.

Jamais compre animais silvestres sem registro

Ao comprar animais ilegais você contribui para o tráfico de animais, uma prática predatória presente em todo o mundo, que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção.

Lixo no lixo: não jogue lixo no chão. Separe também o lixo reciclável, esse tipo de ação é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades.

Reduza o consumo de energia elétrica

Não pratique o consumo exagerado, lembre-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiver usando, apague as luzes sempre que sair de algum ambiente.

Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível

Alguns produtos que você ia jogar fora podem virar itens de decoração. O importante é sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente. Explore sua criatividade!

Evite andar apenas de carro

Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Você sempre pode optar por utilizar o transporte público de sua região, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta ou a pé, assim você contribui com a sua saúde física.

Compre apenas o necessário

Se faça as seguintes perguntas – Eu realmente preciso? Vai acrescentar em algo? A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos naturais de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário e só adquira produtos realmente importantes.

Por fim, esperamos que você entenda com trabalhamos tecnologia e sustentabilidade e que pratique essas ações no dia a dia. Afinal, somos muitos, e juntos podemos mudar o mundo para melhor!

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar