Skip to content
Dia Mundial do Emoji

Dia Mundial do Emoji: tecnologia recheada de curiosidades

Sim, existe um dia para celebrar o Emoji! E é provável que o Dia Mundial do Emoji, comemorado em 17 de julho, esteja nos trending topics do Twitter este ano (se for o caso, deixe aqui nos comentários). Em alusão à data, a AMTI, que respira tecnologia e inovação, não poderia deixar esse dia passar em branco e, é claro, trazer algumas curiosidades.

Dia Mundial do Emoji

A data foi criada em 2014 pelo fundador da Emojipedia, Jeremy Burge. Curiosamente, o dia foi escolhido por conta do Emoji de calendário (do iOS) que mostra na figura o dia 17 de julho. Mas claro, existe outra razão: foi neste dia que a Apple anunciou o iCal, seu aplicativo de calendário, em 2002.

Desde então, a empresa que é uma das maiores responsáveis pela popularização dos Emojis mundo afora, mantém na sua figurinha de calendário o dia 17 de julho. Nada mais justo, portanto, que essa data fosse oficializada como o Dia dos Emojis.

Curiosidades sobre Emoji

Por mais que o Dia Mundial do Emoji seja celebrada há quase sete anos, a criação dos Emojis antecede bastante a data comemorativa. Eles foram criados há mais de 20 anos e com o surgimento de novas tecnologias de comunicação, como redes móveis, smarthphones e redes sociais, e assim, os Emojs se tornaram cada vez mais populares. De acordo com dados da Emojipedia de 2020, existem 3.304 Emojis cadastrados na Unicode. E as curiosidades não param por aí.

Qualquer pessoa pode sugerir um Emoji

Todos eles são geridos e atualizados pela Unicode. Para sugerir um novo Emoji, a empresa avalia, entre outros quesitos, a procura pela sua sugestão na internet e se ela é relevante. Não são aceitos conteúdos ofensivos ou algo muito específico como, por exemplo, a bandeira de cidades.

Caso a ideia atenda aos requisitos, é preciso enviar protótipos do desenho de forma oficial para a Unicode com as devidas informações.

Os primeiros Emojis

Eles foram criados em 1999, pelo designer de interface japonês Shigetaka Kurita, quando trabalhava para uma empresa de telefonia celular no país. Naquela época, o profissional criou 176 ícones para serem usados em pagers, bem como celulares da companhia. Entre os Emojis da época estão corações, barco, árvore, televisão e elementos esportivos, entre outros.

No museu

Em outubro de 2016, os Emojis criados pelo designer foram expostos no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). A justificativa para tê-los no espaço foi a de que o local já havia abrigado itens de inovação de design de grande relevância no mundo. Ou seja, o surgimento dos Emojis representa uma nova reflexão sobre a escrita e uma mudança na comunicação a partir das mídias digitais.

Monitoramento de Emojis

Vocês sabiam que existe um site chamado Emoji Tracker que contabiliza em tempo real quantas vezes os Emojis são usados no Twiiter? Nós conferimos os mais usados até a finalização deste artigo que são a carinha sorridente, o coração e a carinha de choro. Você pode conferir diariamente o ranking pelo site https://emojitracker.com/

Emoji Awards

Outro fato curioso é que desde 2017, a Emojipedia realiza o World Emoji Awards, uma premiação com a finalidade de reconhecer os ícones mais usados no mundo. A premiação conta com uma cerimônia oficial e a votação é realizada por meio de estatísticas e também por votação no Twitter. Em 2020, os votos e o uso dos ícones ajudaram a determinar três categorias: novo Emoji popular, mais aguardado e o melhor de 2020.

Palavra do ano

Em 2015, o dicionário de Oxford elegeu a carinha chorando de rir como “palavra do ano”. O curioso é que esta foi a primeira vez na história que a universidade selecionou uma imagem ao invés de uma palavra comum. Isso claramente causou controvérsia entre conservadores na época, entretanto é inegável o impacto dos Emojis em uma cultura globalizada e hiperconectada.

AMTI: foco em tecnologia e inovação

Vivemos em uma era tecnológica, que inclui a celebração do Dia Mundial do Emoji, e a AMTI, especializada em MCSP (Managed Cloud Service Provider), Engenharia de Datacenters e construção de ambientes estáveis, escaláveis e flexíveis, não é diferente. Na verdade, a empresa não apenas respira, como também ama a cultura digital.

O quadro de colaboradores da empresa é formado por profissionais especializados em tecnologia e inovação. Um exemplo é o CEO e fundador, Stéfano Schotten, que desde pequeno era apaixonado por qualquer item eletrônico. Ainda criança, Schotten percebeu que o futuro seria digital. Ele estudou engenharia com ênfase em software e hoje em dia se dedica a ajudar empresas.

Dia Mundial do Emoji

Por fim, desejamos a todos um excelente Dia Mundial do Emoji. Hoje, mais do que nunca, está liberado mandar vários Emojis de bom dia não só no WhatsApp, mas em todas as redes sociais. Mas antes, aproveite para continuar sua navegação em nosso blog para conhecer as soluções da AMTI para o mercado de tecnologia.

Até o próximo o artigo!

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar