Skip to content
AMTI - Inteligência em TI

Investimento em TI: 7 argumentos para convencer a diretoria a investir

Hoje a tecnologia é uma das principais ferramentas para a gestão de um negócio — não importa se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte. A informação, por exemplo, tomou proporções incríveis e quem tem a capacidade de trabalhar com isso de forma eficiente pode otimizar os resultados em todos os setores.

Sendo assim, diversos setores podem ser beneficiados, seja no marketing, nas vendas ou mesmo no processo operacional/produtivo. Mesmo nesse contexto formidável e que abre inúmeras portas, ainda não é tão simples demonstrar para todos a importância do investimento em TI — sobretudo quando o alvo é a diretoria da instituição.

Pensando nisso, listamos os 7 principais argumentos para convencer a diretoria da sua empresa que o investimento em TI é indispensável para o negócio. Leia e entenda melhor!

1- Tendência e inovação

A inovação dos produtos é um desafio importante, mesmo quando a empresa já possui um nome no mercado. Dessa forma, um software inteligente pode fazer com que o processo de criação e inovação se torne mais simples, econômico e eficiente.

Imagine como seria o trabalho de uma empresa que estrutura o design de um veículo sem o uso de uma plataforma para ajudar nisso? O mesmo conceito é válido para qualquer outra atividade.

Adicionalmente, é interessante destacar que, nesse processo, é necessário contar com o apoio dos especialistas de TI — eles planejarão e adaptarão o sistema para a realidade do negócio. Com a certeza de que tudo vai ser estruturado da forma correta, os diretores da empresa terão mais interesse nesse investimento.

2- Processos de administração

Outro ponto importante — e que certamente é um dos grandes argumentos para convencer a diretoria das vantagens do investimento em TI — é a possibilidade de desenvolver métricas e ferramentas mais objetivas para auxiliar na administração da instituição.

Com o planejamento correto é possível mensurar dados de clientes, fornecedores ou funcionários. Dessa forma, os gargalos são identificados e os administradores passam a ter um controle atualizado acerca de tudo que envolve as atividades da empresa.

Para entender melhor, veja algumas tecnologias que podem ser usadas:

  • softwares de automação;
  • computação na nuvem;
  • segurança da informação;
  • monitoramento inteligente.

3- Eficiência operacional

Geralmente, o setor produtivo é o custo principal em uma atividade. Assim, por que não utilizar o investimento em TI como um aliado para melhorar a eficiência operacional e reduzir os custos? Esse é o principal benefício ao utilizar a tecnologia e, certamente, será um argumento importante para a diretoria.

Outro ponto positivo é que, com processos tecnológicos bem estruturados, a empresa é capaz de padronizar seus produtos e serviços — algo que gera ganhos no que diz respeito à qualidade do que é oferecido para os clientes. Sem dúvidas, essa é uma grande oportunidade e deve fazer parte da realidade do negócio

4- Gestão de network e marketing

O marketing digital é um dos principais diferenciais que a tecnologia trouxe consigo. Para termos uma noção sobre a relevância disso no mercado, vale recorrer ao estudo de uma consultoria internacional. Os dados apontaram que o crescimento no número de smartphones no Brasil foi de 3,5 vezes nos últimos 5 anos.

Resumidamente, cerca de 62% de toda a população brasileira possui um aparelho e se conecta ativamente à internet e ao marketing digital. Isso faz com que praticamente todos os consumidores da empresa sejam afetados por uma estratégia de marketing — em conjunto com ferramentas de TI.

Dessa forma, o investimento em TI é capaz de criar, além de tudo, um espaço para que a empresa compreenda melhor seus clientes, desenvolva campanhas de marketing com sucesso e melhore seus resultados financeiros. Alcançar o reconhecimento do público e maior autoridade no mercado é consequência desse processo.

5- Produtividade

A produtividade dos colaboradores e a qualidade do ambiente de trabalho é uma preocupação da diretoria de todas as empresas. Quer saber como isso é relacionado com o investimento em TI? Simples: a tecnologia facilita todo tipo de atividade e é capaz de auxiliar os colaboradores até mesmo com a atenção nas tarefas básicas.

Além disso, ferramentas podem executar automaticamente algumas rotinas que custam muito tempo, abrindo espaço para que os funcionários possam manter mais foco nos objetivos estratégicos e que geram resultados para a empresa.

6- Economia

O investimento em TI sempre carrega a economia como um de seus princípios, seja economia de tempo para a administração ou mesmo a redução de custos normais do negócio. Um exemplo clássico é com a gestão de documentos, ou mesmo com a infraestrutura de informática atual.

Para explicar melhor essa situação, podemos exemplificar o caso de uma empresa que usa um servidor interno para o armazenamento de dados. Dependendo do volume de informações, é necessário atualizar a infraestrutura, contratar profissionais para suporte e arcar com diversos outros custos.

De modo a suprir problemas como esse surgiram os servidores virtualizados — ou cloud servers. Eles prometem um armazenamento eficiente de informações, garantia em segurança e ainda custam em média 1/3 do preço total para manter a aparelhagem física. O investimento em TI é um grande diferencial nessas situações.

7- Alcance das vendas

Uma vez que todos os setores utilizam a tecnologia, os processos da empresa ficam simplificados e mais voltados para o foco dos negócios — lucro e resultados. Entretanto, o investimento em TI pode ser usado, inclusive, para o processo de vendas.

Nesse sentido, o ideal é contar com um software especializado ou mesmo uma estrutura tecnológica que se adapte à realidade do negócio.

Como demonstramos ao longo do texto, a tecnologia é uma grande aliada para garantir resultados excepcionais para os diretores da empresa. O sucesso da implementação dessas ferramentas deve ser sempre acompanhado por profissionais especializados, tanto na equipe interna quanto de terceiros.

O parceiro ideal será aquele responsável por oferecer soluções tecnológicas que promovem ganho de produtividade, otimização de investimentos e redução de riscos.

Aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais — estamos no Facebook e no LinkedIn — e conhecer um pouco mais sobre o que preparamos para você!

Back To Top
Buscar