Skip to content
AMTI - Inteligência em TI

Impactos da infraestrutura de TI no seu negócio: tudo o que você precisa saber!

Não há dúvidas: o avanço das tecnologias vem trazendo cada vez mais possibilidades. E, no ambiente corporativo, uma boa infraestrutura de TI pode ser o diferencial que sua empresa está precisando para se destacar e alcançar seus objetivos.

Diante disso, Data Centers, Estruturas de Rede, Serviços Gerenciados na Nuvem, Segurança de Dados e outros, podem impulsionar sua empresa para o sucesso que ela tanto almeja. Veja a seguir 7 exemplos de como a infraestrutura de TI pode impactar o seu negócio!

1. Data Center

Um bom Data Center é um dos requisitos essenciais para o desenvolvimento dos negócios da sua empresa. Com sistema de redundância energética, de internet e de clima, será capaz de manter sua empresa funcionando sem maiores problemas.

Contudo, a área física que sua empresa necessita dispor ao instalá-lo deve ser segura o suficiente para evitar acidentes, inundações, roubos, quedas de energia ou super aquecimento. Para tanto, algumas empresas fornecem esse tipo de serviço remotamente, por meio de Serviços Gerenciados na Nuvem, oferecendo privacidade e segurança 24h com rápido acesso e altíssima disponibilidade.

Além de eliminar a necessidade de ter uma área física para a instalação do data center, tê-lo remotamente é mais seguro para sua empresa, diminui-se custos fixos com energia e investimentos com ar-condicionado e nobreaks, por exemplo. Lembrando que uma queda de energia pode trazer prejuízos incalculáveis para sua empresa.

2. Estrutura de Rede

Ter uma Estrutura de Rede bem, instalada e planejada é primordial para que a comunicação interna de sua empresa seja um sucesso. Aumentar a produtividade, garantir a segurança nos dados e melhorar a comunicação interna em vários âmbitos — entre os setores da empresa, e internamente em cada setor — são alguns dos benefícios que se obtém.

3. Segurança de dados

A segurança de dados é um elemento fundamental da infraestrutura de TI. Por conta disso, deve-se ter um sistema que assegura a proteção da sua empresa contra danos físicos e lógicos. Quanto a isso, é interessante dar uma olhada na norma RFC 2196, que tem como objetivo ser um guia prático aos gestores fornecendo maior segurança para as políticas, informações e serviços.

A RFC 2196 também te auxiliará a tomar decisões frente a incidente de segurança. Além disso, outra “habilidade” que o sistema de segurança de dados deve oferecer são os backups. Afinal, é essencial que todos os dados da sua empresa passem por um processo de backup periódico, de forma que as informações fiquem salvas e à prova de qualquer problema ou imprevisto que possa ocorrer no futuro. Muitas empresas hoje optam pelo backup em nuvem!

4. Nuvem

A Cloud Computing veio realmente para ficar. O sistema de Computação em Nuvem possibilita o acesso remoto de qualquer lugar que a pessoa esteja, permitindo alterar e criar novos arquivos — necessitando apenas de um acesso à internet.

Com isso, a computação em nuvem elimina a necessidade de se criar estrutura física para o armazenamento, o que livra a empresa de preocupações com o espaço e logística no momento de sua concepção — além de se preocupar com questões relativas à segurança dos dados armazenados.

Outra grande vantagem de se investir na cloud computing é a economia energética, de internet e de climatização redundante, características obrigatórias para uma infraestrutura física operar perfeitamente.

É válido ressaltar ainda que a cloud computing vai gerar mobilidade, já que você não depende mais de um data center para expandir seus negócios; flexibilidade, pois aumentar ou diminuir a capacidade computacional da empresa é possível sem problemas; e a otimização de sua infraestrutura.

A grande incógnita da nuvem é a segurança no armazenamento de dados. Ainda assim, as empresas especializadas garantem total segurança das suas informações, elaborando projetos específicos para que você contrate apenas o que for necessário, não inflacionando seu projeto. Para isso, basta escolher um bom provedor de nuvem.

5. Gestão de TI

A correta gestão de TI é fundamental para que sua empresa dê os passos certos para o sucesso. A grosso modo, a gestão é a utilização das melhores técnicas e tendências do setor de tecnologia da informação, auxiliando sua empresa a analisar, criar e inovar buscando sempre potencializar sua produtividade. E, para investir nessa modalidade de gerenciamento, é fundamental analisar empresas especializadas no assunto.

Outro fator fundamental para se investir na gestão de TI é que o monitoramento de sistemas tem a capacidade de predizer problemas, permitindo que falhas sejam corrigidas antes mesmo de ocorrerem, evitando, assim, prejuízos maiores — seja por danos aos equipamentos ou devido à perda de produtividade por tempo ocioso dos funcionários.

6. Arquitetura de TI

A cada dia que passa, trabalhamos com um número maior de informações e de dados — e que ainda crescem cada dia mais. Sendo assim, se torna essencial ter um parceiro que recomende soluções especializadas — como aquisição de servidores e storages ou a migração para o sistema em nuvem, por exemplo —, que irão prevenir as adversidades da empresa, visando sempre a otimização de todo o sistema de informática.

Esse serviço é chamado de arquitetura de TI. E, além de garantir a eficiência e a eficácia dos sistemas corporativos, ela é capaz de prover uma visão geral da organização, lidando com inovações e soluções diferenciadas, tornando-se indispensável para o desenvolvimento de seu negócio.

7. Monitore seu ambiente de TI

Manter qualquer empresa rodando sempre é uma tarefa de Hércules! Seus 12 trabalhos começaram estrangulando um leão e não pararam por aí. Sustentar uma operação e assegurar a existência de negócios também requerem força e esforços sobre-humanos!

Para tratar os riscos e aumentar a segurança de operação das empresas sugerimos uma atualização constante, de monitoramento. Para isso, conte com empresas que atuam de maneira proativa e preditiva, no controle e prevenção de ameaças cibernéticas e que eleva a disponibilidade de aplicações e cria pontos de restauração de dados em caso de sinistros.

Com uma gestão eficiente, você garante o sucesso da sua empresa!

Sabemos que ainda existem certas resistências quanto aos investimentos que devem ser realizados, por isso, os gestores da área devem mostrar o quão proveitoso esse investimento pode se tornar. Por meio de boas ferramentas de gestão, pode-se exibir a importância de tais investimentos, garantido a satisfação dos diretores da empresa e aumentando a produtividade dos profissionais da área.

E então, gostou do post? Quer se manter atualizado e conhecendo as principais práticas em TI? Assine agora mesmo a nossa newsletter e fique sempre por dentro do assunto!

Back To Top
Buscar